Ser produtivo é, na verdade, ter resultados que lhe ajudem a progredir na direção dos seus objetivos. Para isso é preciso ter foco nos seus objetivos, nas suas atividades diárias e, principalmente, na sua agenda, além de estar saudável, se alimentando bem, fazendo exercícios e bebendo muita água, de forma que seu corpo gere e mantenha energia de forma constante durante o dia.

1. Liste suas metas e objetivos
Se você não sabe qual o seu destino, vai ficar andando em círculos o tempo todo. Mas, mais importante que ter seus objetivos e metas claros, é saber o que abandonar no meio do caminho, quais ideias, objetivos ou projetos deixar de lado.

2. Faça sua lista de tarefas no dia anterior
Decida como será o seu dia, na noite anterior. Dessa forma, você vai começar a criar uma atitude ativa em relação à sua agenda, ao invés de somente reagir aos acontecimentos e agendas das outras pessoas.

3. Separe tempos de criação e contribuição na sua agenda
Independente dos seus objetivos, sonhos e trabalho, todo mundo tem alguma função que envolve criar. Então, crie! Separe dois blocos de tempo na sua agenda especialmente para a criação. Seja de um produto, serviço, texto, trabalho, relatório. Nada de burocracia, emails, telefonemas ou atividades repetitivas, esse é o tempo dedicado somente à criação que precisa de atenção e cuidado.

4. Saia do ciclo vicioso da tecnologia
Adquira o hábito de não checar seus emails, mensagens, Whatsapp e telefonemas na primeira hora da manhã. Não comece o dia reagindo à agenda dos outros e deixe pra checar seus emails e mensagens para quando chegar no trabalho. A ideia aqui é, de novo, começar o dia com uma atitude ativa em relação a sua agenda, fazendo o que é importante e não o que é urgente.

5. Faça a atividade mais importante no primeiro momento
Organize sua agenda de modo que você faça a atividade mais importante do dia pela manhã. Assim, você cumpre a tarefa de uma vez, cria mais tempo para as outras tarefas e, de quebra, pode ganhar um tempo livre.

6. Redes sociais e televisão
Todo mundo concorda que uma checada na sua timeline vira duas horas de coisas inúteis, não é? Então, tente checar suas redes sociais em momentos livres, como o almoço, lanches, à noite e tente deixá-las fechadas durante o trabalho. O mesmo serve para o email. Nada de ficar com o email aberto o dia inteiro! Quanto à televisão, limite a uma ou duas horas por dia.

7. Esqueça o mito multitarefa
Se você está fazendo duas tarefas a mesmo tempo, chances são que você não está fazendo nenhuma delas direito. E pior, está gastando mais tempo para fazer ambas. Foque em uma atividade por vez, termine uma para começar a outra.

8. Diminua as reuniões o máximo possível
São, em geral, uma grande perda de tempo, que poderiam ser resolvidas, quase sempre, com um email. Se forem inevitáveis, tente mantê-las com o menor número de pessoas possível e sempre, sempre, sempre determine horário limite ou um determinado tempo para ela acontecer.

9. Faça pausas estratégicas
A cada hora de trabalho, faça uma pausa – beber água, ir no banheiro, se alongar na sua cadeira. Essas pausas não tiram o seu foco, pelo contrário, deixam você mais energizado para continuar trabalhando e, portanto, com mais foco no que você está fazendo.

10. Delegue
Se você não sabe fazer e não tem interesse ou necessidade em aprender, não faça, deixe outra pessoa que sabe e gosta dessa tarefa fazer. Vai lhe economizar tempo, energia, vai custa mais barato e, provavelmente, o resultado será melhor.

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